quarta-feira, 6 de junho de 2012

Desmembrando os 4 r's - primeiro R - Reduzir

Dicas simples que podem nos ajudar a reduzir o consumo de água e luz!


1 -Tem máquina de lavar louça? Use-a na capacidade máxima, quando tiver bastante louça suja. Assim, você evitar gastar energia com poucos objetos – neste caso, prefira a lavagem na pia mesmo. Na máquina de lavar roupa é a mesma coisa!

2 - Evite descongelar alimentos no microondas. Retire-o do freezer algum tempo antes de cozinhar, assim o “esforço” do aparelho será menor.

3 - Evite colocar a geladeira perto do fogão ou em áreas expostas ao sol. O calor faz com que o equipamento consuma mais energia no resfriamento. O mesmo vale para alimentos quentes: o ideal é esperar esfriar um pouco para guardá-los.

4 - Quando o tempo está mais friozinho, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Por isso, regule o termostato.

5 - Na hora de comprar eletrodomésticos (geladeira, freezer, máquina de lavar), prefira modelos que levam o Selo Procel, concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia, do Ministério de Minas e Energia em parceria com o Inmetro. Ele indica os aparelhos com os melhores níveis de economia de energia.

6 - Secar roupa atrás da geladeira… O consumo do aparelho aumenta – já que, afinal, ele não foi feito exatamente pra isso, né?

7 -
abrir a porta da geladeira sóquando necessário, pois ela vai gastar energia para " repor a temperatura" que foi perdida no abrir e fechar ela..

8 - Utilizar a água que foi utilizada p/ lavar as roupas para lavar as calçadas e carros.

9 - Instalar uma "caixa de água da chuva" que poderá ser utilizada para regar as plantas, lavar os carros, lavar as calçadas. tem projetos avançados onde pode ser utilizada em vasos sanitários! quem quiser saber mais pode dar uma olhada no site http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=1212

10 - ao escovar os dentes, feche a torneira! Mesma coisa p/ fazer a barba...

11- Para lavar louça, também procure ser rápido e utilizar só o necessário!


12- Substitua o saco de lixo convencional pelo oxibiodegradável 
O plástico oxibiodegradável é tão resistente quanto o saco normal, pode ser reciclado e, se descartado, se degrada completamente em 18 meses após contato com calor, oxigênio, luz ou agentes biológicos até se reduzir a nada mais que CO2, água e humus, não deixando fragmentos de polímeros de petróleo no solo. Saiba onde comprar no item 

13- Adquira sacolas retornáveis. Escolha sacolas reforçadas, fáceis de limpar e com bom espaço interno para guardar suas compras. As sacolas de tecido são boas para compras "secas" como roupas, remédios, etc., enquanto as impermeáveis são melhores para "produtos molhados ou que sujem a sacola" como os de feira e supermercado

14-Reduza o consumo de copos e pratos descartáveis
Os descartáveis são feitos sempre a partir de matéria-prima nova, consumindo um recurso finito: petróleo. Ao reciclar um copo plástico, ele se transformará em outro artigo plástico, mas não é possível transformá-lo em outro copo plástico descartável. 
Deixe na mesa de trabalho seu próprio copo, caneca ou garrafa reutilizáveis.  
Leve com você um squeeze ou garrafa de água reutilizável: na academia, no carro, no parque,...  
Em festas e encontros com amigos, prefira usar copos e pratos reutilizáveis. Não são tão práticos quanto os descartáveis, mas também não levarão 200 anos para se decompor. Os pratos descartáveis geralmente ficam tão sujos que não são aceitos para reciclagem, a menos que sejam lavados antes. Se decidir lavar, o descartável deixou de ser tão prático e vale a pena adotar os reutilizáveis. 


São algumas dicas que podem nos ajudar a economizar mais nas contas em casa e principalmente ajudar o nosso planeta, a casa de TODOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário